O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA VISÃO SOCIOINTERACIONISTA: REFLEXÕES SOBRE ACESSO AO USO DE TECNOLOGIAS EM MODELO PRESENCIAL OU A DISTÂNCIA

Erlinda Martins Batista

Resumo


RESUMO

Este artigo se constitui a partir dos estudos realizados no âmbito do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação a Distância – GINPEAD, registrado no Diretório Geral de Grupos de Pesquisa do CNPq, em cujas reuniões quinzenais são estudados os capítulos de obras do educador russo Vygotsky. Neste trabalho, apresenta-se um recorte das interlocuções com esse autor, especificamente com o uso de tecnologias em contextos de aprendizagens (presencial ou a distância) nos quais o processo de ensino e aprendizagem se realiza a partir dos processos psíquicos superiores, conforme estudos da obra: Psicologia Pedagógica de Vygotsky. Objetivou-se analisar os processos cognitivos a partir da teoria Vygotskiniana da ação e reação no uso de recursos tecnológicos com a finalidade de contribuir nas discussões sobre a inserção desses recursos como artefatos auxiliares à aprendizagem dos estudantes de todos os perfis, isto é, com necessidades especiais ou não. Espera-se, com este trabalho contribuir para o ensino qualitativo de ciências na educação básica; em particular com o uso de tecnologias e suas linguagens tanto para estudantes incluídos quanto para aqueles que se faz necessário adaptações no sentido da inclusão e igualdade de acesso, bem como para os novos estudos sobre o processo de ensino e aprendizagem no contexto acadêmico e científico.

Palavras-chave: Interação; Ensino; Aprendizagem; Tecnologias; Inclusão.


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