O uso de novas tecnologias associadas à ação escolar como meio de difundir informações seguras quanto à vacinação contra o Sarampo.

Valéria Ribeiro Rodrigues, Maragareth da Silva Miranda Gonçalves, Solange Carvalho da Cruz

Resumo


A vacinação é apontada por especialistas como a medida mais eficiente de prevenção contra o contágio por doenças imunopreveníveis. As taxas de cobertura vacinal, embora sejam consideradas elevadas no Brasil, precisam ser mantidas para que se torne possível combater o ressurgimento de doenças contagiosas, como é o caso do Sarampo. A fim de auxiliar na difusão de informações seguras, baseadas em fontes científicas, o presente trabalho visa promover uma ação escolar, que busca esclarecer alunos e responsáveis sobre questões relativas à vacinação contra o Sarampo (benefícios, riscos, calendário vacinal, etc.). O artefato que contribuirá para difusão do conhecimento sobre o Sarampo, serão pulseiras do tipo Tyvek (semelhantes as utilizadas em parques e hospitais), as quais será acrescido um QRCode que direcionará os participantes a um vídeo que contém entrevista com profissional da área de saúde esclarecendo dúvidas quanto à doença. O principal objetivo das pulseiras é despertar o interesse de alunos e responsáveis quanto ao conteúdo vinculado ao material. A pesquisa é do tipo explicativa/quantitativa e busca analisar se a estratégia de usar novas tecnologias como meio de engajar os participantes, os levará a acessar o vídeo e os sites sugeridos em busca de informações seguras com relação às doenças imunopreveníveis. Ademais, analisar a influência dessa ação com relação a participação posterior desses responsáveis, em data estabelecida para realização de uma roda de conversa na escola, sobre a temática. A abordagem Design Science Research foi associada à pesquisa, visto que embasa a utilização de um artefato em busca de solucionar um problema existente em um contexto real.


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Referências


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