GESTÃO EDUCACIONAL E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: CAMINHOS AO DIREITO DEMOCRÁTICO E PARTICIPATIVO EM ÓBIDOS/PA

Lucas de Vasconcelos Soares, Lílian Aquino Oliveira

Resumo


O artigo visa analisar como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) contribuem para o alcance de relações democráticas e participativas na Gestão Educacional da escola pública. Para efeito, atrela-se a uma realidade específica: o município de Óbidos no Estado do Pará. Dentre os objetivos propostos, buscou-se compreender as TICs como um instrumento de fortalecimento da democracia e da participação na escola pública; identificar os desafios sobrepostos ao uso das TICs na rede municipal de educação de Óbidos/PA, analisando a usuabilidade de um sistema de Gestão Educacional identificado. As análises apresentadas são fruto de uma pesquisa de campo, contemplando, entre as técnicas de coleta de dados, o uso de pesquisa bibliográfica, análise documental e aplicação de entrevistas semiestruturadas com três sujeitos educacionais. Dos resultados obtidos verifica-se que são inúmeros os desafios sobrepostos à incorporação das TICs na Gestão Educacional em Óbidos/PA, entre estes: 1) escassez de recursos e tecnologias; 2) problemas de conectividade e qualidade; 3) ferramentas tecnológicas desatualizadas; e 4) formação insuficiente. Em um novo cenário contemporâneo de transformações e exigências sociais, as TICs podem tornar-se elementos fortificadores de um modelo democrático e participativo na Gestão Educacional da escola pública (ALMEIDA; SOARES; OLIVEIRA, 2019), permitindo maiores alcances dos sujeitos e processos educacionais. No entanto, apesar de tais possibilidades, seu uso ainda ocorre sob o fulcro de grandes limitações. Em Óbidos/PA, o Sistema Gestor Educacional poderia ser um contribuinte no desenvolvimento de tarefas, porém, este se torna um desafio por não dispor de funcionalidades que dialoguem com a realidade local. Contempla-se a prática da importação de tecnologias produzidas em realidades distintas para atender a problemáticas locais e particulares, revelando a ineficiência dos órgãos e políticas educacionais no país quanto à administração e empregabilidade destas. Desse modo, o projeto de uma atuação democrática e participativa na Gestão Educacional permanece em segundo plano, uma vez que o uso das TICs vem configurando-se como meras exigências governamentais, abandonando o compromisso com o bem comum e a coletividade, fatores primordiais na gestão da escola pública brasileira, especialmente, na realidade educacional de Óbidos/PA.


Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, Ricardo Portella de. Crátilo: da natureza da linguagem aos códigos do palimpsesto cibernético. ARTEFACTUM – Revista de Estudos em Linguagens e Tecnologia, n. 1, 2010, p. 55-61. Disponível em: http://artefactum.rafrom.com.br/index.php/artefactum/article/view/80 Acesso em: 14 abr. 2020.

ALMEIDA, Everton de Pádua; SOARES, Lucas de Vasconcelos; OLIVEIRA, Lílian Aquino. A aplicação de Tecnologias de Informação e Comunicação na Gestão Educacional: estudo comparativo da rede pública de educação de São Luís – MA e Óbidos – PA. Monografia de Conclusão de Curso. Óbidos, PA: UFOPA, 2019, p. 1-107.

AMARAL, Alessandra Ribeiro Assunção do; ASSUNÇÃO, Sara Julliane Ribeiro. Políticas públicas voltadas para a inserção das TIC no processo educacional. In: Anais do 8º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação – SIMEDUC. Aracaju, SE: UNIT, 2017, p. 1-13. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/index.php/simeduc/article/download/8532/2841 Acesso em: 10 abr. 2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm Acesso em: 05 abr. 2020.

_______. Lei Nº 9.394/96: Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília, DF: Senado, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 08 abr. 2020.

COLARES, Anselmo Alencar; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. Do autoritarismo repressivo à construção da democracia participativa. Campinas: Autores Associados, 2003.

CORRADINI, Suely Nercessian; MISUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Práticas pedagógicas e o uso da informática. Revista Exitus, v. 3, n. 2, jul./dez., 2013, p. 85-92. Disponível em: http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/152 Acesso em: 05 abr. 2020.

CURY, Lucilene; CAPOBIANCO, Ligia. Princípios da História das Tecnologias da Informação e Comunicação: Grandes Invenções. In: VIII Encontro Nacional de História da Mídia. Guarapuava, PR: UNICENTRO, 2011, p. 1-13. Disponível em: http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/form/cpedagogica/Capobianco-Princpios_da_Histria_das_Tecnologias_da_Informao_e_Comunicao__Grandes_Histrias_Principles_of_ICT_History.pdf Acesso em: 11 abr. 2020.

Manual do usuário do Sistema Gestor Educacional. Secretaria Municipal de Educação. Óbidos, PA: SEMED, 2013, p. 1-20 (Arquivo próprio: material impresso).

OLIVEIRA, Anna Karollina de Souza et al. Gestão, Coordenação e Orientação Educacional: trabalho integrado para o bom funcionamento da escola. Revista Pesquisa & Criação, v. 10, n. 1, 2011, p. 51-66. Disponível em: http://www.periodicos.unir.br/index.php/propesq/article/download/394/416 Acesso em: 10 abr. 2020.

SANTINELLO, Jamile. Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) aplicadas à formação do Gestor Escolar. Guarapuava, PR: UNICENTRO, 2013.

SIQUEIRA, Roneidy Rosa da Silva. A importância da tecnologia na formação de gestores escolares: uma reflexão necessária. Monografia de Especialização. Curso de pós-graduação a distância da Universidade Federal de Santa Maria. Palmas, TO: UFSM, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/261/Siqueira_Roneidy_da_Silva.pdf?... Acesso em: 10 abr. 2020.

SOARES, Lucas de Vasconcelos; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa; OLIVEIRA, Lílian Aquino. Concepções de Gestão Educacional: práticas e desafios no interior da Amazônia. EDUCA – Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 7, n. 17, p. 232-256, jan./dez., 2020. Disponível em: http://www.periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/issue/archive Acesso em: 12 abr. 2020.

SOARES, Lucas de Vasconcelos; FERREIRA, Maria Antonia Vidal. Desafios da prática docente no município de Óbidos/Pará: um estudo sobre a formação de professores na Educação Básica. In: DICKMANN, Ivo; DICKMANN, Ivanio (Org.). Educação Brasil 1. Chapecó: Livrologia, 2019, p. 157-166.

SOARES, Lucas de Vasconcelos; OLIVEIRA, Lílian Aquino. A exclusão digital no século XXI: diálogos na incorporação de TICs na Gestão Educacional em escolas da rede pública de São Luís/MA. ARTEFACTUM – Revista de Estudos em Linguagens e Tecnologia, n. 1, 2019, p. 1-13. Disponível em: http://artefactum.rafrom.com.br/index.php/artefactum/article/view/1795 Acesso em: 11 abr. 2020.

VASQUES, Daniela Pereira; LIMA, Gabriel Camilo de. A utilização do Blog em uma perspectiva interdisciplinar de ensino. In: COSTA, Christine Sertã; MATTOS, Francisco (Org.). Tecnologia na sala de aula em relatos de professores. Curitiba: CRV, 2016, p. 31-45.

VIEGAS, Amanda. Como a tecnologia educacional pode ajudar na gestão da escola. In: Plataforma Educacional – PAR. 2018. Disponível em: https://www.somospar.com.br/como-a-tecnologia-educacional-pode-ajudar-na-gestao-da-escola/ Acesso em: 08 abr. 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.