UM OLHAR DIALÓGICO SOBRE A MÚSICA “DOIS RIOS”: O PAPEL DO “OUTRO” NA CONSTRUÇÃO DO “EU”

Ramon Borges Portilho, Maria Eugênia Curado

Resumo


O objetivo deste estudo é apresentar uma análise da música “Dois Rios” à luz da teoria do Dialogismo, considerando que a música em questão apresenta uma relação “eu/outro” que caracteriza o processo dialógico. Para a realização do estudo, fez-se um levantamento bibliográfico acerca das teorias de Mikhail Bakhtin e de outros teóricos que bebem dessa fonte, como:(BRAIT, 2001; 2006); (FARACO, 2009); (FIGUEREDO, 2007) e (FIORIN, 2017). Ao observar a música, percebe-se que, embora não tenha sido escrita pensando em uma teoria da linguagem,há uma relação entre ela e a teoria bakhtiniana. A partir da análise, notou-se que os elementos citados no texto da música esboçaram características dialógicas, uma vez que apresentaram relação de completude a partir do momento em que houve a interação (FIORIN, 2007). Nessa perspectiva, os resultados da pesquisa apontaram que é possível analisar a constituição do“eu” através do “outro” (GERALDI, 2003).


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Referências


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