O TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA: DESENVOLVENDO A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA DO APRENDIZ
Resumo
É consensual entre professores de várias áreas, níveis e diferentes redes de ensino a constatação de que o bom desempenho escolar do aluno está diretamente ligado à sua proficiência linguística. O desenvolvimento dessa habilidade em comunicar-se ocorre por meio de um conjunto de interações sociais, fora e dentro da escola. Em múltiplos contextos, lê-se e se escreve nas várias disciplinas, o que favorece conjuntamente a construção da competência comunicativa do aprendiz. Partindo dessa premissa, o caráter interdisciplinar do desenvolvimento dessa competência, analisaremos atividades de leitura e interpretação em um caderno pedagógico da disciplina Matemática da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Para tanto, adotaremos como conceitos centrais o de “competência comunicativa”, tal como alinhavado pelo norteador de prática pedagógica MultiRio (2007), o de “leitura”, tendo como base Jean Foucambert (1994) e de “interdisciplinaridade”, como definido por Ferreira (2002).
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PDFReferências
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PERRENOUD, Philippe. As competências para ensinar no século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. M8 Ginásio Carioca. Rio de Janeiro: Ediouro, 2016. Disponível em Acesso em 18/10/2017.
______. M9 Ginásio Carioca. Rio de Janeiro: Ediouro, 2016. Disponível em Disponível em 18/10/2017.
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