DESENHOS METODOLÓGICOS PARA ENSINAR ARTE NAS DISCIPLINAS DE ATELIÊS EM UM CURSO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Valéria Fabiane Cabral

Resumo


Essa pesquisa, orientada por estudos sobre metodologias para o ensino de arte, foi desenvolvida na plataforma Moodle do curso de Licenciatura em Artes Visuais na modalidade a distância da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás. Teve por objetivo geral compreender as estratégias metodológicas utilizadas nas disciplinas denominadas ateliês de artes Visuais: Linguagens Bidimensionais, que foram ofertadas nos anos de 2008, 2010, 2012 pelos programas UAB (Universidade Aberta do Brasil), PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica); e na disciplina Atelier de Artes Visuais 1: Desenho, ofertada em 2009 no programa Pró-Licenciatura. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de caso, com base em uma abordagem qualitativa. A primeira etapa do estudo foi exploratória onde realizou-se a geração de dados nas salas, de cada um dos ateliês, ofertados na plataforma Moodle utilizando técnicas etnográficas de observação. Durante essa etapa foi possível compreender os fragmentos para buscar a interpretação por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) que foi realizada na segunda etapa. Na segunda etapa, nas fases utilizadas pela análise de conteúdo, foi o momento da interpretação do conhecimento gerado pelo estudo de caso. A análise foca em três pontos que sintetizam reflexões que desvelam aspectos das práticas de atuação docente em artes visuais, sendo eles: 1. Elaboração de tutoriais; 2. Utilização de Galerias de imagens; 3. Orientações textuais. Sendo que os pontos de convergência, que suscitaram nessa pesquisa, geram reflexões através do pensamento do autor Larrosa (2002) buscando criar sentidos a partir da experiência. A partir dos pontos observados pode-se compreender que os desenhos metodológicos para ensinar arte, nas disciplinas de ateliê ofertadas no contexto investigado, indicaram o uso intenso de fóruns, imagens fixas, fotografias e produção textual. Sendo que é preciso levar em consideração que a pesquisa apresenta um desenho limitado, mas que está de acordo com as tecnologias do período e qualidade de acesso.


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Referências


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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