O DESIGN DE IDENTIDADE VISUAL: PROJETO DE MARCA E IDENTIDADE VISUAL PARA O GRUPO DE ARTESÃOS, “ARTESANATO UBÁ”, DA CIDADE DE UBÁ-MG

Rodrigo Bicalho Mendes, Bruno Carlos Alves Pinheiro, Vanessa Carolina Ribeiro Alves, Gláucia Graciano Vidigal Carneiro, Clóvis Vieira Emídio

Resumo


O presente artigo é resultado de um projeto de extensão desenvolvimento pelos alunos de graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Teve como objetivo desenvolver uma marca e uma identidade visual para o grupo Artesanato Ubá, que fabrica diversos produtos artesanais, localizado no município de Ubá-MG. A necessidade foi identificada pois o grupo Artesanato Ubá não possuía uma identidade visual profissional, sendo esta de suma importância para a presença de uma marca no mercado, seja presencial ou digital. A metodologia utilizada como base para o processo de design foi a da autora Alina Wheeler. O conceito da marca, se deu a partir da origem do nome Ubá, que significa canoa usada pelos índios amazonenses, e também pelo objeto remo, um instrumento de madeira, destinado a manobrar e impulsionar pequenas embarcações. Como resultado, foi criado uma identidade visual que busca transmitir originalidade, alegria e criatividade, através de uma marca descontraída, que representa os produtos de origem artesanal, no qual são produzidos com muito amor e carinho pelos artesãos.


Texto completo:

PDF

Referências


AIREY, David. Logo Design Love: A Guide to Creating Iconic Brand Identities. 2nd Revised ed., Editora Peachpit Press, 2014, 240p.

CAMEIRA, Sandra Ribeiro. Branding + Design, A Estratégia na Criação de Identidades de Marca. São Paulo, SP; Editora Senac São Paulo, 2016.

HILLER, Marcos. Branding: a arte de construir relevância de marca. Ebook Kindle, 2019.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2017.

MEGGS, Philip B.; PURVIS, Alston W. História do design gráfico. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

OLIVEIRA, Eliana de Fátima. O artesanato como expressão cultural e econômica: um estudo sobre grupos de artesãos na cidade de Florianópolis. Dissertação (Mestreado) - Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina, 2014.

PHILLPS, P. Briefing: a gestão do projeto de design. São Paulo: Blucher, 2008.

SERAFIM, Elisa Feltran. Design e Artesanato: análise de modelos de atuação de Design junto a grupos de produção artesanal. Dissertação de mestrado - Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Pernanbuco, 2015.

UCHÔA, D. P. A Ilha do Mar Virado: estudo de um sítio arqueológico no litoral Norte do Estado de São Paulo. CLIO - Série Arqueológica, Recife, v. 24, n. 1, p. 7-40, 2009. Disponível em: . Acesso em: 14 de maio de 2023.

VIANNA, M. et al. Design Thinking: inovação em negócios. 1° ed. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012. 162p.

WHEELER, Alina. Design de Identidade da Marca: Guia Essencial para Toda a Equipe de Gestão de Marcas. Porto Alegre, RS; Bookman editora LTDA, 2019.

WHEELER, Alina. Design de identidade de marcas: um guia completo para a criação de identidade visual. Bookman Editora, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.