TECNOLOGIA NA SALA DE AULA: VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS/ EJA

Rosa Maria Lima Guimarães

Resumo


O objetivo deste artigo é destacar a relevância do letramento digital na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos - EJA. Para estes sujeitos que foram excluídos do processo educacional regular, a leitura e a escrita são grandes desafios, mas se deve levar em consideração que já são sujeitos socialmente letrados no convívio diário com a escrita, por isso o processo de aquisição da língua escrita pode ser prazerosas e eficientes. Logo, neste artigo proponho uma sequência didática, a começar pelo o letramento digital para depois fazer o uso dos gêneros textuais, especialmente a propaganda, pois proporcionam inúmeras possibilidades de leituras, sonoras e visuais. Tais estratégias ganharam força e visibilidade a partir das concepções de letramento de Soares (1998), Kleiman (2006), Rojo (2009) e Cavalcante (2013). Embasada nestas teóricas e a partir das experiências com os alunos da EJA, acredito que o uso das tecnologias, assim como das propagandas largamente difundidas é o ponto de interseção entre a sala de aula e o mundo social.  


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Referências


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