DESIGN DE RECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS E AS POTENCIALIDADES DO EDMODO NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

Alecir Francisco Carvalho

Resumo


O presente artigo discute aspectos relacionados ao design de recursos didáticos digitais e analisa as potencialidades do Edmodo como ambiente virtual de aprendizagem no contexto da formação de docentes para a educação básica. Trata-se de um estudo que discute a interface e funcionalidades disponíveis na plataforma Edmodo e avalia os efeitos de sua utilização em disciplinas relacionadas à educação e tecnologia em cursos de licenciatura em pedagogia. O estudo envolveu 117 estudantes de graduação permitindo revelar as estratégias de interação, a avaliação das funcionalidades e as impressões gerais dos estudantes acerca da efetividade do Edmodo como suporte ao ensino presencial.

Texto completo:

PDF

Referências


CAPTERRA. Top LMS Software. Disponível em: Acesso em: 07 jan. 2016

EDMODO. About Edmodo. Disponível em: Acesso em 14 fev. 2015.

FARIAS, Priscila L. Tipografia digital - o impacto das novas tecnologias. Rio de Janeiro: 2AB, 1998.

LÉVY, Pierre. A Emergência do Cyberspace e as Mutações Culturais. Palestra realizada no Festival Usina de Arte e Cultura, promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Outubro de 1994. Tradução Suely Rolnik. Revisão da tradução transcrita João Batista Francisco e Carmem Oliveira. 1994. Disponível em: Acesso em: 14 dez. 2015

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.

MORAN, J. M. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. São Paulo: Papirus, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.